Aquecimento Global


Aquecimento global é o aumento da temperatura média do ar e dos oceanos, que se manifesta entre o Hemisfério Norte, e entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer.
Conforme cientistas do Painel Intergovernamental em Mudança do Clima (IPCC), da Organização das Nações Unidas (ONU), o século XX foi o mais quente e teve o aumento de temperatura média entre 0,3°C e 0,6°C. Esse aumento pode parecer insignificante, mas é suficiente para modificar todo clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.
Suas causas são amplas e as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificaram o efeito estufa através da queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima deles produz gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CO4) e óxido nitroso (N2O), que retêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo que foram feitas com a urbanização de cidades e a extração de árvores para o cultivo de gado. O degelo é umas das causas mais preocupantes, pois além de acabar com a vida da região, aumenta o nível do mar, podendo daqui alguns anos inundar cidades, e em escala castrófica, acabar com a vida na Terra.
Hoje há o protocolo de Kyoto assinado em 1998 que foi um acordo para diminuir a emissão dos gases poluentes em 5% até 2012, hoje os principais emissores dos gases do efeito de estufa são respectivamente: China, Estados Unidos, Rússia, Índia, Brasil, Japão, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Coreia do Sul.

0 Response to "Aquecimento Global"

Postar um comentário

Powered by Blogger