Buraco na Camada de Ozônio


A camada de Ozônio é a camada situada a cerca de 10 e 50 quilômetros de altitude, ela é importantíssima para a nossa sobrevivência na terra, pois realiza uma filtragem dos raios solares recebidos na terra, retendo os ultravioletas que são mais prejudiciais a nossa saúde.
O buraco na camada de Ozônio teve inicio com a industrialização do CFC (clorofluorcarbono) presente em geladeiras, sprays, ares-condicionados. Após uma década de uso desse gás, observaram que uma diminuição na camada de Ozônio devido ao fato de o CFC se fragmentar, e o cloro começar a interagir com o ozônio, e apartir desse processo ocorre a quebra desse tipo de molécula que conseqüentemente destrói a camada de ozônio.
Com a diminuição dessa camada protetora muitos mais raios violetas entram na superfície terrestre, alterando nosso clima e podendo provocar doenças como câncer de pele e catarata.
Hoje a emição de CFC é quase nula, pois após o Protocolo de Montreal todos os países aderiram a diminuição do gás até que ele pudesse ser trocado por algo que não atingisse a camada.

0 Response to "Buraco na Camada de Ozônio"

Postar um comentário

Powered by Blogger